Casos do Dia a Dia: Alterando o caminho default dos arquivos .MDF e .LDF no SQL Server
Olá Pessoal,
Segue outra dica de uma solicitação que recebi de um cliente que presto Consultoria SQL Server.
O SQL Server do cliente foi instalado da seguinte forma: next->next->finish (não façam isso!!!).
Dessa forma, o SQL Server foi instalado na letra C: que tinha apenas 50 GB de espaço no servidor, sendo que o cliente tinha uma letra D: com 400 GB de espaço para colocar as bases de dados.
Após instalado, o cliente foi criando bases e mais bases no caminho default, que era disco C:, o que acabou com o espaço disponível para uso.
Para resolver o problema, foi agendada uma manutenção para mover as bases do disco C: para o disco D: (ainda tinha um database mirroring configurado nessas bases para ajudar). Como se faz isso não é o foco desse post.
Para resolver de vez o problema desse cliente, foi necessário alterar o caminho default de criação das bases.
É um procedimento bem simples, mas é a primeira vez que precisei realizar em produção.
Para fazer isso, basta clicar com o botão na instância->Properties->Database Settings->alterar o caminho em Database default locations:
Onde está o caminho default:
C:\Program Files\Microsoft SQL Server\MSSQL12.MSSQLSERVER\MSSQL\DATA\
Alteramos para outro disco disponível no servidor.
Feito isso, se criar uma nova base ela ainda vai para o caminho antigo, porque a nova configuração só passa a valer quando reiniciamos o SQL Server.
Ao reiniciar o SQL Server, as novas bases já passam a ser criadas no novo caminho default, já que quem está criando, não está alterando o caminho no momento da criação.
Conclusão: Se você instalar o SQL Server em next->next->finish e criar as bases sem se preocupar onde essas bases estão sendo criadas, pode ter dor de cabeça com a falta de espaço em disco na letra C: do seu servidor.
Gostou dessa dica?
Cadastre seu e-mail para receber novos Posts e curta minha Página no Facebook para receber Dicas de Leituras e Eventos sobre SQL Server.
Quem faz meu Treinamento de Tarefas do Dia a Dia de um DBA, nunca mais instala um SQL Server via next-next-finish e não teria esse problema.
Abraços,
Fabrício Lima
MCITP – Database Administrator
Consultor e Instrutor SQL Server
Trabalha com SQL Server desde 2006