De Estagiário a CEO: Lições de uma Jornada Real – Episódio 01
Fala Pessoal,
Iniciei uma série de posts no Linkedin e resolvi colocar aqui no Blog também para ficar mais fácil acessar todos depois.
Me sigam lá no Linkedin.
Assine a newsletter para não perder os próximos posts da série: https://www.linkedin.com/newsletters/de-estagi%C3%A1rio-a-ceo-7283836700483538945/
Segue abaixo o texto:
Iniciando essa série de posts aqui no Linkedin, hoje vou falar de um passo da minha vida antes de virar estagiário, a escolha da área de TI.
Esse ponto aqui pode não dar insights para a carreira de quem já está aqui no linkedin, mas vai servir para os filhos de vocês que estão aqui no Linkedin.
Eu Fabrício, não tinha um sonho de trabalhar com TI e também não tinha ninguém na família que me incentivou a trabalhar com TI.
Eu gostava das matérias de exatas, então na véspera de me inscrever no vestibular, analisei os cursos de exatas, nem tinha computador em casa, mas computação foi o que mais me chamou atenção de todos os cursos existentes na época.
Passei em Ciência da Computação na Ufes de primeira, pois fiquei o ano inteiro estudando umas 10 horas por dia já contando o tempo das aulas na escola.
A lição do episódio 01 dessa jornada de hoje é que não vai ser todo mundo que vai ter a carreira que sempre sonhou desde pequeno.
Sonho ser médico… advogado… engenheiro… empresário… atleta…
Minha escolha foi por afinidade de matérias e deu muito certo. Nem tinha essa visão de que TI seria uma profissão tão grande no futuro.
É claro que nós, como pais, temos o dever hoje de mostrar as opções para nossos filhos. Ajudar ele a entender como é o mercado, exemplos de pessoas que tem a mesma profissão que ele quer ter, etc…
E aos profissionais aqui do Linkedin, trocar de carreira é cada vez mais comum hoje. Na Power Tuning já tivemos alguns casos.
Só que, você vai ter que juntar um dinheiro para aceitar começar do zero na outra área ganhando pouco como iniciante.
O Ricardo Barcelos foi representante de vendas por mais de 15 anos e hoje é um dos nossos melhores DBAs SQL Server. Mas começou ganhando como “trainee” de DBA até ir crescendo.
O Walter Luiz Favarato Cutini foi desenvolvedor por mais de 10 anos e hoje é nosso melhor DBA de Tuning da Power. Mesma coisa, juntou uma grana, entrou ganhando bem pouco na Power como “trainee” de DBA e voou depois.
Trouxe esses 2 de exemplo, mas existem outros casos assim na Power.
O que acham desse assunto de escolha de carreira e troca de carreira?
Comentem ai.
Até o episódio 02 da série De Estagiário a CEO: Lições de uma Jornada Real