Loading…

03/07/2018 – 4 Anos da Fabricio Lima Soluções em BD

Fala Pessoal,

Hoje é um dia muito especial e vou aproveitar para contar um pouco da nossa história para vocês.

Eu tenho um Blog falando sobre SQL Server desde 2010. No ano de 2013, uma pessoa que acompanhava minhas postagens me mandou mensagem perguntando se podia ajudá-la a melhorar a performance do banco de dados de sua empresa. Eu não tinha ideia, mas era nesse momento que estava nascendo a Fabrício Lima Soluções em BD.

Eu topei na hora fazer o serviço e, comparado a consultorias profissionais naquela época, certamente meu valor hora era bem menor. Contudo, era uma grana extra entrando no final do mês pela primeira vez na vida… achava muito show isso… ajudou demais naquele momento.

Após esse primeiro cliente, comecei a anunciar que eu poderia fazer esse tipo de serviço. Com o tempo foram aparecendo outros serviços… Um cliente começou a indicar para outro e assim foi crescendo…

Até a metade do ano de 2014 eu gerava Notas pela empresa de um amigo, mas o volume estava crescendo e me toquei que estava começando a incomodar. Dessa forma, em 03/07/2014 oficialmente nasceu a Fabrício Lima Soluções em BD. Uma empresa criada não para ter 1000 clientes e 100 funcionários, mas sim para que eu pudesse realizar serviços extras ao trabalho fixo que eu já tinha (e era muito bom por sinal).

Seguindo a mesma fórmula de sucesso de indicação em indicação, no segundo semestre de 2014 e primeiro semestre de 2015, o número de clientes continuou crescendo e apareceram clientes fixos.

Eles podiam me abandonar a qualquer momento, pois não prendo cliente com cláusula de contrato, prendo com serviços de qualidade e bom atendimento. Entretanto, era um valor que “podia” contar no fim do mês (com riscos).

No meio de 2015 esses clientes já somavam praticamente o meu salário fixo e não estava nada fácil manter os 2 empregos. Trabalhava o dia todo em um e a noite e fins de semana em outro. Parei de jogar bola, sai da equipe de corrida, parei de viajar, reduzi saídas com amigos… Foram uns 6 meses em 2015 sem vida social.

Aí veio uma das decisões mais importantes que tive que tomar na vida… Nesse momento já tinha quase 10 anos de um emprego CLT em uma grande empresa do ES onde entrei como estagiário e já era Coordenador de Infraestrutura. Ninguém tem emprego garantido, mas pelo que entregava lá dentro sentia que tinha uma certa estabilidade ainda.

Era um ou outro.

Coordenador de Infraestrutura de uma grande empresa ou se aventurar por conta própria com consultorias e treinamentos em SQL Server?

O que você escolheria?

Como sua esposa e família iriam reagir?

Decisão difícil, mas na vida chega um momento que temos que seguir novos rumos. Após 10 anos, resolvi sair da zona de conforto e me aventurar sozinho.

12 de junho de 2015, meu último dia de trabalho CLT.

Quando saí, ainda não tinha meta de ter 1000 clientes e 100 funcionários. Queria apenas ter os clientes suficientes para cobrir meu salário e trabalhar de Home Office por conta própria.

O segundo semestre de 2015 e o primeiro semestre de 2016 seguiram a mesma fórmula: Clientes entrando aos poucos, indicações, mais clientes…

Chegou um momento que já estava começando a ficar pesado para mim… E férias? Será que nunca vou conseguir tirar? De que adianta trabalhar se não pode viajar para curtir o seu trabalho?

Ai veio a segunda grande decisão da empresa. Contratar uma pessoa para me ajudar.

Comecei passando alguns serviços fora do horário para o meu irmão Luiz Vitor e vi que ele estava curtindo. Fiz uma proposta para ele e em Setembro de 2016, a Fabrício Lima Soluções em BD ganhou seu segundo funcionário. Treinei ele durante muito tempo e hoje ele é meu braço direito no atendimento aos clientes e evoluiu demais no conhecimento em SQL Server desde 2016.

Agora sim, conseguia parar para fazer uma viagem que tinha alguém para me cobrir em caso de emergência com clientes.

Seguimos tocando juntos o final de 2016 e primeiro semestre de 2017. Nesse momento, os clientes continuaram entrando e já estava apertado para nós 2 manter a empresa sozinhos. Se um viajasse, o outro iria sofrer um pouco.

Em junho de 2017 contratamos o Alan Mairinck para nos ajudar. Ele não era DBA, mas assumimos o compromisso de treinar ele do zero nos modelos que trabalhamos aqui na empresa. Deu certo, o crescimento dele em 1 ano foi muito grande.

Um novo consultor nos dá uma folga de trabalho temporária até que entrem novos clientes e foi o que aconteceu. Em Maio de 2018 já estava pesado de novo para nós 3 e precisávamos de ajuda. Dessa vez resolvi contratar um profissional que já tinha mais experiência, que tinha um blog e já palestrava sobre SQL Server.

Chegou o Tiago Neves, que em 2 meses já mostrou que é de grande valor para o time resolvendo problemas que outros membros da equipe ainda precisariam ser treinados por mim para resolver.

Ufa… assim chegamos no dia de hoje 03/07/2018 (data que escrevo esse post)…

O que era uma empresa para gerar uma renda extra, hoje é a fonte de renda de 4 pessoas e será de mais pessoas em breve. Uma baita responsabilidade da minha parte fazer isso tudo dar certo, para não afetar quem trabalha para mim.

Já atendemos 165 clientes diferentes e temos 35 com contrato de suporte e monitoramento mensal, onde somos responsáveis por administrar o banco de dados desses clientes e ajudar sua equipe de TI a dormirem mais tranquilos, pois sabem que podem contar conosco para tomar conta dos seus dados.

Ainda não tenho uma meta de ter 1000 clientes fixos e 100 funcionários… Nossa meta é conquistar um cliente de cada vez… Atender bem… Quando precisar, crescer o time (o que no atual cenário, não vai demorar muito). E assim vamos ver o que o futuro nos reserva.

O que não abro mão é jogar o meu Futebol… Praticar minha corrida… Curtir a família…. Sair com amigos… Viajar… Viajar…

De nada adianta viver para o trabalho se não podemos usufruir das coisas boas da vida. Não sabemos o que vai acontecer no dia de amanhã.

Todo mundo em algum momento passa por um tempo “sem vida social” igual eu passei em 2015. A maioria passa até muito mais tempo do que os meus “6 meses”. Façam de tudo para não deixar isso ser o normal da sua vida.

Continuo trabalhando e estudando bastante a noite e fins de semana (nunca será fácil), mas não TODAS as noites e nem TODOS os fins de semana.

Fechando esse post agradecendo a TODOS que passaram pela minha vida pessoal e profissional e me ajudaram a chegar até aqui.

Reforço também os agradecimentos ao #TeamFabricioLima !!! Sem vocês nada disso seria possível!!! Obrigado pessoal!

Até o fim do ano certamente teremos novidades na Fabricio Lima Soluções em BD.

Vamos continuando a escrever nossa história passo a passo e GO GO GO para mais um ano de empresa!!!

Obrigado.

Vila Velha-ES, 03/07/2018, Fabrício França Lima.

10 thoughts on “03/07/2018 – 4 Anos da Fabricio Lima Soluções em BD

  1. A equipe está de parabéns. Nós da MOVERE sem dúvida temos a tranquilidade de dormir e saber que os bancos de dados que estes caras cuidam realmente estão em mãos competentes trazendo resultados e redução de custos para nós.

  2. Parabéns Fabrício Lima Soluções!
    Esta evolução é uma conquista merecida.
    Com tanto conhecimento, capacidade, dedicação e comprometimento esta evolução e crescimento nada mais é do que natural.
    Sucesso a vocês e obrigado pela parceria.
    Sindata Tecnologia e Sistemas de Trânsito

  3. Parabéns Fabrício,

    Somos clientes de vocês e agrademos pelo ótimo serviço prestado por você e sua equipe que é muito competente e dedicada.

    Já nos ajudaram bastante com problemas do dia a dia.

    Um grande abraço e muito sucesso. Tamo junto !!!

    André Goes

  4. Parabéns, gostei da sua história, desejo mais sucesso. Sou consultor de TI e trabalho em SP, é como vc disse não é fácil. Sua história é inspiradora. Parabéns!!!

Deixe uma resposta