Loading…

Dica de Leitura – The SQL Server Instance That Will not Start

Olá Pessoal,

Passando rapidamente para deixar uma dica de leitura de um artigo publicado no Simple Talk pela Gail Shaw.

Um dos piores momentos na vida de um DBA é quando o serviço do SQL Server de um servidor crítico e sem redundância (por falta de recursos $$) para de funcionar e esse serviço não inicia mais (você fica rezando 30 segundos até tomar um erro na inicialização do serviço). A empresa toda para e a quantidade de pessoas nas suas costas só vai aumentando até você encontrar uma solução. Quem já viveu isso sabe que a sensação não é nada agradável.

Esse artigo deve ser lido, impresso e decorado por qualquer DBA de ambiente crítico. Ele cobre os motivos mais comuns para que o serviço do SQL Server não inicie.

“A number of problems can prevent the SQL Server service from starting and this article will examine the more common ones and, I hope, offer a way out of the nightmare. I cover:

  • Service account password incorrect or account locked or disabled
  • Corrupt or missing master database files
  • Corrupt or missing model database files
  • Unable to create tempDB
  • Unable to open the error log”

Na hora do desespero você não tem tempo de procurar nada. Tem que agir na hora.

Já passei por um desses problemas com várias pessoas ao meu lado na pressão esperando que eu fizesse a base voltar. No meu caso, o problema foi que o sql perdeu a conexão com o tempdb no storage e por isso não conseguia iniciar. Via linha de comando alterei o caminho do tempdb e ele iniciou.

Gostou desse Post?

Cadastre seu e-mail para receber novos Posts e curta minha Página no Facebook para receber Dicas de Leituras e Eventos sobre SQL Server.

Abraços,

Fabrício Lima

MCITP – Database Administrator

Consultor e Instrutor SQL Server

Trabalha com SQL Server desde 2006

One thought on “Dica de Leitura – The SQL Server Instance That Will not Start

  1. Oi cara. Eu sou DBA SQL Server em uma empresa pequena (antes eu era trabalhava na IBM). Qual seria o tamanho da empresa que justificaria ter um DBA? Porque nesta empresa que eu trabalho, eu me sinto uma farsa, eu não faço nada! Fico parado o dia inteiro navegando na internet! Às vezes eu me pergunto se me falta iniciativa, mas não tem nada que eu possa melhorar. Os ambientes SQL Server são muito simples (sisteminha CRUD não crítico, com pouco fluxo). Eu sou um ótimo programador também, e não quero mais ser DBA, quero desenvolver sistema! O que fazer?
    Valeu.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: